Projetos

TRABALHOS EM EXECUÇÃO

 

Contrato 041/2013 Ativa Consultoria / Prefeitura Municipal de Osasco - 003 de Osasco Incubação

 A Ativa Consultoria participou e venceu o edital de pregão eletrônico nº 005/2013

- Processo Administrativo nº 24.694/2012, Departamento Central de Licitações e Compras – DCLC da Prefeitura Municipal de Osasco para prestar assessoria técnica em  planejamento, gestão, supervisão, coordenação, monitoramento, desenvolvimento de atividades de mobilização, sensibilização, cadastramento, incubação, atividades laborais e pedagógicas com o objetivo de contribuir para o acesso da população em situação de extrema pobreza em alternativas de geração de ocupação e renda por meio de iniciativas econômicas solidárias e promoção do desenvolvimento local e territorial sustentável, no âmbito do TERMO DE CONVÊNIO MTE/SENAES Nº 762267/2011, Edital 003/2011, celebrado com o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, por intermédio da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES

Para executar as ações acima a Ativa Consultoria celebrou um contrato com a Prefeitura Municipal de Osasco com a duração de 18 meses cujo término está previsto para 31 de dezembro de 2014.

O Termo de Referência que rege o referido contrato tem as seguintes metas:

META 1. Planejamento, gestão e supervisão do Projeto

META 2. Implantação de um Portal de Negócios com a finalidade de apoio e fomento aos empreendimentos populares e solidários, bem como de suas estratégias de organização e associação em fóruns, redes, arranjos produtivos, disponibilizar serviços aos empreendimentos econômicos e solidários, criação e ampliação de estratégias de mercado no município de Osasco

META 3. Formação, capacitação e incubação de empreendimentos econômicos solidários na área de tecnologia de informação e comunicação (600 pessoas).

META 4. Formação, Capacitação e Incubação de empreendimentos econômicos solidários na área de costura e confecção (400 pessoas).

META 5. Implantação de um Centro de Comércio Justo e Solidário com vistas a comercialização em redes, trocas solidárias, prática do preço justo e fortalecimento da organização econômica local.

META 6. Formação, capacitação e incubação do segmento da Economia Solidária da Cultura (160 pessoas).

 

Execução Edital / Carta Convite nº 006/DCLC/007.2013.02 – Processo Administrativo 05224/2013 – Nota de Empenho 8426 - Prefeitura Municipal de Osasco - 003 Osasco Centro Comércio Solidário

 

A Ativa Consultoria participou e venceu o processo de seleção realizado por meio de Carta Convite para realizar a ampliação e reestruturação das áreas de exposição e atendimento do Centro Público de Economia Solidária. Nestas áreas estão a Loja de Comércio Justo e Solidários e o Café Oficina. São pontos de comercialização dos empreendimentos incubados pela Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos Solidários (IPEPS). A IPEPS faz parte das ações do Programa Osasco Solidária da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco.

A reestruturação esta realizada e os empreendimentos já estão comercializando seus produtos, tanto os artesãos como os do segmento alimentação.

 

Execução de ações de comercialização e marketing do Programa de Geração de Trabalho e Renda – Economia Solidária do Município de São Bernardo do Campo. 003 de São Bernardo Comercialização

 

O Instituto de Tecnologia Social (ITSBrasil) foi contratado pela Prefeitura Municipal de Osasco no âmbito do TERMO DE CONVÊNIO MTE/SENAES Nº 00017/2012, EDITAL nº 003/2011, celebrado com o Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, por intermédio da Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES. Este contrato tem como objetivo dar assessoria técnica em comercialização e marketing para produção de diagnóstico, prestação de serviços de assessoria e de capacitação dos empreendimentos econômico-solidários participantes do Programa de Geração de Trabalho e Renda – Economia Solidária do município de São Bernardo do Campo.

O ITSBRASIL contratou a Ativa Consultoria para coordenar a execução do referido contrato e realizar algumas ações. São estas:

  1. Assessoria Técnica aos Empreendimentos Econômicos Solidários em Comercialização e Marketing.
  2. Orientação e acompanhamento aos clientes potenciais dos locais de comercialização dos Empreendimentos Econômicos Solidários  e nos pontos fixos de comercialização solidária para desenvolver uma carteira de negócios, auxiliar os grupos na colocação dos produtos no mercado e para orientar os empreendedores               no aprimoramento das relações com os clientes.

 

 

Relação de alguns trabalhos realizados pela ATIVA CONSULTORIA E PROJETOS EM SEGURANÇA E POLÍTICAS PÚBLICAS LTDA. relativos elaboração e execução de projetos de Politicas Públicas de Inclusão Produtiva.
  • Assessoria, desenvolvimento e gestão do Sistema de Informação e Implantação de Empreendimentos Populares Solidários do projeto “Desenvolvimento Solidário – Geração de trabalho e renda e ocupação do município de São Paulo”, uma parceria entre a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) e a Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo (2003-2004).

  • Assessoria ao projeto “Desenvolvimento Solidário – Geração de trabalho e renda e ocupação do município de SP”, uma parceria entre a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) e a Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo. A assessoria, a serviço do Instituto de Tecnologia Social, consistiu em identificar, sistematizar e disponibilizar ferramentas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para os empreendimentos econômicos, incubados no Programa São Paulo Solidária (2003);

  • Desenvolvimento e implantação de um Telecentro de Informações e Negócios, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e com o SEBRAE-SP. O Telecentro de Informações e Negócios foi um espaço voltado para a capacitação de empreendedores visando fortalecer os empreendimentos incubados pelo Programa São Paulo Inclui (2003).

  • Projeto “Desenvolvendo Incubação e Tecnologias de Empreendimentos Solidários no Território” implantado desde 2005 até 2012, parceria entre o Instituto de Tecnologia Social (ITSBrasil) e a Prefeitura de Osasco, com o objetivo de fomentar a Economia Solidária e favorecer o Desenvolvimento Local Participativo por meio de capacitação e incubação de empreendimentos solidários, desenvolvimento e disponibilização de Tecnologias Sociais, fomento à organização de redes solidárias de produção, consumo e comercialização, apoio ao desenvolvimento de pesquisa, inovação e apropriação de tecnologias nas unidades produtivas. A Ativa, prestando assessoria junto ao Instituto de Tecnologia Social implantou e coordenou todas as atividades da Incubadora Publica de Empreendimentos Econômicos Populares e Solidários (IPEPS) junto a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento e Inclusão da Prefeitura de Osasco – Programa Osasco Solidária (2005 a janeiro 2013).

  • Elaboração e implantação do Projeto “Empreendimentos Solidários Agroalimentares Padaria Solidária PÃOSOL”, Convênio celebrado entre a Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – Ministério do Desenvolvimento Social - MDS, o Instituto de Tecnologia Social e Prefeitura de Osasco. O objetivo foi implantar uma oficina setorial de panificação e confeitaria para qualificação técnica e inclusão produtiva de beneficiários do Programa Bolsa Família / Programa Osasco Solidária (2006).

  • Implantação do Centro Brasileiro de Referência em Tecnologia Social (CBRTS), com o objetivo de identificar, conhecer, sistematizar e disseminar práticas de Tecnologia Social, envolvendo mais de 90 ONGs, poder público, universidades e institutos de pesquisa neste trabalho, com Termos de Parceria junto a Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS) do Ministério de Ciência e Tecnologia (2004).

  • Elaboração e Execução do Projeto “Capacitação e Extensão em Tecnologia Social Recursos”, no convênio celebrado entre a Secretaria de Educação Tecnológica - SETEC, do Ministério da Educação - MEC e Instituto de Tecnologia Social. O Objetivos foi o desenvolvimento e aplicação de 2 cursos, realizado pelo Instituto de Tecnologia Social em  parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para professores e coordenadores de programas de Extensão Universitária de Instituições de Ensino Superior (IES) e representantes de ONGs do Estado de São Paulo, com o objetivo de aprofundar os conceitos, práticas e metodologias da Extensão Universitária e da Tecnologia Social (2008).

  • Elaboração e implantação do Projeto “Oficina para Geração de Trabalho e Renda para Pessoas com Deficiência” com recursos provenientes de Convênio firmado entre a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Instituto de Tecnologia Social e a Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo. Teve como objetivo realizar oficinas setoriais em confeitaria, informática e reciclagem de papel destinados à capacitar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho ou negócio próprio (2007).

  • Elaboração e implantação do Projeto “Centro de Formação e Produção de Artefatos de Madeira” vinculado ao programa de CT&I para Inclusão e o Desenvolvimento Social / Termo de Parceria entre a Subprefeitura de Parelheiros da Prefeitura Municipal de São Paulo – PMSP, e o Instituto de Tecnologia Social Objetivos. Projeto voltado para jovens interessados em se qualificarem enquanto profissionais da marcenaria, com vista a futuros empregos ou empreendimentos econômicos solidários (2006).


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!